Significado de Judaísmo

O que é Judaísmo:

Judaísmo é a religião do povo judeu e a mais antiga tradição religiosa monoteísta. Existem 14 milhões de judeus no mundo todo, e a maior parte deles mora atualmente nos Estados Unidos.

O judaísmo é uma tradição matriarcal, o que portanto determina que um filho de mãe judia também será judeu.

O judeu é definido como um membro da tribo de Judá e um israelita, e também são chamados de “povo escolhido de Deus”. A tradição judaica entende que todos o povo judeu é descendente direto dos primeiros judeus, que seriam Abraão, Isaac e Jacó. Os judeus são definidos hoje enquanto um grupo etno-religioso.

O judaísmo segue os ensinamentos da Torá e da Bíblia Hebraica, que correspondem ao Velho Testamento da Bíblia Cristã. Os cinco primeiros livros, a que os judeus dão o nome de Torá, teriam sido escritos por Deus e não devem ser nunca modificados. No cristianismo correspondem aos livros do Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio.

A tradição e filosofia judaicas são transmitidas por meio do Talmude, livro que reúne as leis judaicas na forma de histórias e comentários.

A crença judaica está dividida em diferentes linhas de tradição religiosa, sendo elas o Judaísmo Ortodoxo, o Judaísmo Conservador, o Judaísmo Reformista, o Judaísmo Reconstrucionista e o Judaísmo Humanista. Diferem entre elas, basicamente, as formas de ler a Torá e a interpretação das leis judaicas.

Em resumo, o Judaísmo está baseado em três pilares de fé e serviço a Deus, representados pelas seguintes três palavras em hebraico:

  • Teshuvá, que pode ser entendido como arrependimento e retorno às origens puras e boas quando se comete algum erro.
  • Tefilá, que significa prece e a ligação com Deus.
  • Tsedacá, que pode ser traduzido por caridade mas no sentido de justiça, de doar aquilo que Deus confiou a si para que entregasse aos outros.

O Deus é único e não possui imagem ou corpo. É a única entidade a ser louvada, sendo a autoridade máxima do universo. Deus apenas se comunica com o seu povo por meio dos profetas, como foi Moisés.

Todas as ações que um indivíduo toma são notadas por Deus, que pune ou recompensa dependendo da índole da ação.

Uma das características do povo judeu é o sentimento de comunidade criado em torno não só da religião, mas enquanto uma cultura.

Origem do Judaísmo

A tradição conta que o judaísmo surgiu no ano de 2.000 a.C. e seu fundador é Abraão, o primeiro patriarca do povo de Israel e também intitulado o primeiro judeu.

Consta na Torá que Deus chamou Abraão e ordenou que este liderasse seu povo em direção à Canaã, a terra prometida. Canaã é atualmente o território da Palestina.

Se Abraão cumprisse sua promessa, Deus tornaria toda a sua descendência a grande nação na terra prometida. De acordo com as tradições judaicas, esta foi a primeira aliança feita entre Deus e o povo judeu.

Anos mais tarde, a fome assola o território de Canaã, levando os judeus para o Egito em busca de terras mais férteis. Lá eles são escravizados por centenas de anos, até que o profeta Moisés, em XII a.C., recebe instruções de Deus para libertá-los e levá-los de volta à terra prometida, em um movimento que ficou conhecido historicamente como Êxodo. É durante este período que ocorrem os famosos episódios da entrega dos Dez Mandamentos no Monte Sinai e da abertura do Mar Vermelho.

A volta à Canaã fez do povo judeu uma nação poderosa no Oriente Médio durante o reinado de seus primeiros soberanos: Saul, Davi e Salomão. Mas outras forças no Oriente, como os Assírios e os Babilônios, ganharam mais poder e acabaram ocupando o território, o que dá início à Diáspora, que foi a dispersão do povo judeu para diversas outras nações.

Os Judeus só voltariam à região do oriente médio depois da Segunda Guerra Mundial, com a criação do Estado de Israel, que divide com os palestinos o território que na antiguidade fora conhecido como a terra prometida.

Símbolos do Judaísmo

O judaísmo não idolatra imagens, e portanto existem poucos símbolos de sua religião. O maior símbolo, que é um sinal de reconhecimento do povo judaico em todo o mundo, é a Estrela de Davi. Uma estrela formada por dois triângulos sobrepostos, com seis pontas.

Durante a segunda guerra mundial e o episódio do Holocausto, a Estrela de Davi era utilizada em faixas nos braços dos prisioneiros judeus para diferenciá-los nos campos de concentração.

Saiba mais sobre o Holocausto.

Outro símbolo do judaísmo é o menorá, o candelabro de sete braços utilizados nas cerimônias e rituais.

Um dos principais rituais do povo judeu é o Bar Mitzvah, que é a iniciação do menino na vida adulta, por volta dos 12 anos de idade. Para as meninas, o nome do ritual é Bat Mitzvah.

Saiba mais sobre o Bar Mitzvah.

Os homens judeus ainda passam pelo ritual da circuncisão, aos 08 dias de vida.

Nas cerimônias, os homens também usam uma espécie de touca, chamada de kippa, em demonstração de respeito ao criador.

O templo judaico é chamado de sinagoga, e quem orienta os trabalhos religiosos, ou seja o sacerdote, é o rabino.

O shabat, ou sabá, é o dia de descanso judeu. Um período de gratidão e contemplação em que não se deve trabalhar, e começa no por do sol de sexta-feira e acaba no anoitecer de sábado.

As festas judaicas têm datas móveis e seguem o calendário solar. As principais são:

  • Pessach (Páscoa) em que comemora-se a libertação do povo judeu do Egito
  • Rosh Hashaná que é o ano-novo judaico
  • Yom Kipur, o dia do perdão.
  • Chanucá que marca o fim do domínio dos Assírios sobre a terra prometida aos Judeus e a restauração do templo de Jerusalém.
  • Simchat Torá que representa o dia em que Deus entregou os Dez Mandamentos a Moisés.
  • https://www.significados.com.br/judaismo/

Últimas Notícias