Bolsonaro visita príncipe dos Emirados e discute parcerias

A comitiva presidencial que está em viagem pela Ásia, visitou neste domingo (27) o palácio presidencial em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. Na ocasião, o presidente Jair Bolsonaro almoçou com o dirigente emiradense, o Xeque Mohammed bin Zayed Al Nahyan, e assistiu a uma apresentação de jiu-jitsu brasileiro, com a presença do campeão do esporte, Renzo Gracie.

Entre os itens de colaboração que foram discutidos, o mais amplo é de Entendimento sobre Parceria Estratégia entre Brasil e Emirados Árabes Unidos para quatro áreas: paz e segurança; cooperação econômica, especialmente em comércio, investimento, indústria, infraestrutura, agricultura, transporte e espaço exterior; cooperação energética; e nos campos do turismo, cultura e esporte.

A área de Defesa também esteve no centro de outros memorandos, como o de cooperação estratégica para expansão da capacidade produtiva do setor de defesa, parceria para desenvolvimento, produção e comercialização de produtos de Defesa.

Há também iniciativas de entendimento para cooperação em inteligência artificial, fundo mútuo de conservação da biodiversidade e apoio a exportações e re-exportações entre Abu Dhabi e o Brasil.

Bolsonaro deixa os Emirados na manhã de segunda (28) em direção ao Catar e, depois, à Arábia Saudita, última etapa da viagem que incluiu também o Japão e a China.

*Folhapress

Últimas Notícias