MAIS ARMAS, MENOS CRIMES: Brasil ultrapassa um milhão de armas e números de homicídios seguem caindo em 2019

As políticas implementadas pelo governo federal têm provocado um aumento na quantidade de armas de fogo no país. De acordo com dados da Polícia Federal (PF), 36.009 novos armamentos foram registrados entre janeiro e agosto deste ano, dos quais 52% ocorreram nos últimos três meses desse período, após o presidente Jair Bolsonaro editar uma sequência de decretos sobre o tema. Em setembro, o total de registros ativos de armas no país expedidos pela PF já havia ultrapassado a marca de 1 milhão, ante os 678.309 de dezembro do ano passado.

Desde o início da primeira década de 2000, o Brasil sofreu um verdadeiro surto de crimes violentos. Conforme infográfico da Gazeta do Povo, entre 2000 e 2016, o número de homicídios disparou, concentrando-se o aumento nas regiões Norte e Nordeste. Esse movimento se intensificou após 2007atingindo um recorde em 2016 (último ano do PT à frente do Governo Federal), quando superou 60 mil homicídios em números absolutos e bateu a marca de 30 assassinatos a cada 100 mil habitantes.

Resultado de imagem para MULHERES ARMADAS DEFESA

Em 2019, ainda não há números consolidados nacionais. Mas a análise do resultado de vários estados indicam que os dados seguem melhorando.

Veja os números de alguns Estados organizados por região:

REGIÃO SUL

Rio Grande do Sul

Segundo notícia do ClicRBS, em 2019, “queda no número de homicídios é a maior da década“. Em fevereiro a redução foi de 31,7% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Consoante dados da Secretaria de Segurança Pública, janeiro havia registrado uma “redução de 9,4%” no número de homicídios dolosos, “enquanto o latrocínio decaiu 12,5%”.

No trimestre encerrado em março, a queda foi de 40,5% no número de homicídios; e 23,8% no número de latrocínios (a menor marca histórica para este último).

Santa Catarina

O estado de Santa Catarina tem redução recorde nos casos de homicídio em 2019, no período entre janeiro e início de setembro.

número de latrocínios (roubo seguido de morte) e lesões corporais seguidas de morte também caiu.

Região Sudeste

São Paulo

Dados da Secretaria de Segurança Pública mostram que o Estado que já tinha os melhores índices de segurança, apresentou no primeiro bimestre de 2019: queda no total de homicídios (482 contra 499 em 2018) e latrocínios (29 contra 45 no ano passado).

Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro é um dos estados que apresenta melhores resultados, especialmente em virtude da exitosa intervenção federal com utilização das Forças Armadas no ano passado: no primeiro bimestre deste ano, o Estado teve “o menor número de assassinatos em 28 anos“.

A intervenção federal foi decretada em fevereiro de 2018. Veja o gráfico da letalidade violenta e perceba o consistente movimento de queda após março:

Letalidade violenta RIo 2018
Disponível em: http://www.ispvisualizacao.rj.gov.br/

Neste ano, entre janeiro e março, a queda foi 24% em relação ao mesmo período do ano passado.

Espírito Santo

O Estado Capixaba, em relação ao número de homicídios, registrou queda em janeiro  e em fevereiro teve o menor número para o mês desde 1996.

Minas Gerais

Minas Gerais, por sua vez, teve queda no número de homicídios e de crimes violentos de modo geral no primeiro trimestre de 2019 (os resultados foram positivos em todos os três meses em comparação com os mesmos períodos de 2018).

Região Centro-Oeste

Mato Grosso do Sul

Segundo dados da Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul (Sejusp), o número de homicídios dolosos no primeiro trimestre de 2019 caiu cerca de 7%.

Goiás

O Estado, atualmente governado por Ronaldo Caiado, registrou no bimestre de janeiro e fevereiro em comparação a 2018, queda de 8,61% no número de homicídios; 20,87% na quantidade de estupros; e, 6,25% quanto aos latrocínios.

Distrito Federal

O DF, que já havia registrado em 2018 o menor número de homicídios em 18 anosteve nos primeiros 50 dias de 2019 uma queda de 25% na quantidade de crimes contra a vida.

Região Norte

Amazonas

Conforme informações do Portal G1, no primeiro trimestre de 2019, reduziu em 2,2% o número de homicídios em relação ao mesmo período de 2018. Em março, a redução foi maior, alcançando o percentual de 17,14%.

Pará

No mês de janeiro, houve uma redução de 31% no número de homicídios; em fevereiro a queda foi de 24%.

Roraima

Roraima foi um dos poucos estados que teve aumento no número de homicídios em 2018. A trajetória negativa segue. O Estado vive uma condição de colapso pela crise migratória das vítimas do socialismo na Venezuela.

Tocantins

Segundo dados da CBN, o número de homicídios registrou queda de cerca de 20% nos primeiros dois meses de 2019.

Acre

Houve uma redução de mais de 20% no número de mortes violentas nos três primeiros meses de 2019 na comparação com o mesmo período de 2018.

Nordeste

Pernambuco

Segundo matéria do jornal Folha de Pernambuco, homicídios caíram 27,6% no primeiro semestre de 2019

Ceará

O Estado recebeu auxílio do Governo Federal no início do ano, recebendo tropas da Força Nacional. No mês de janeiro reduziu em 60% o número de mortes violentasem fevereiro, a queda foi de 54,8%.

Bahia

“Mortes violentas têm redução de 18,8% na Bahia no primeiro trimestre de 2019”, segundo dados da Secretaria de Segurança do Estado.

Alagoas

Segundo informações da Polícia Civilo Estado registrou o menor número de mortes violentas no primeiro trimestre de 2019, em toda a série histórica que iniciou em 2011.

Rio Grande do Norte

Nos primeiros dois meses do ano, em comparação com o mesmo período de 2018, houve redução de 40,2% no número de homicídios.

Paraíba

Conforme notícia veiculado pelo Jornal da Paraíbaregistros de homicídios caíram 28% no primeiro bimestre do ano.

Sergipe

primeiro bimestre deste ano registrou o menor número de homicídios desde 2011, com uma queda de 31,8% em relação ao mesmo período do ano passado.

Não encontramos dados relativos a 2019 para os seguintes Estados: Paraná, Mato Grosso, Rondônia, Amapá, Maranhão e Piauí.

Últimas Notícias