“Pessoas normais não são de esquerda”, afirma filósofo conservador

Intelectual que analisa as grandes correntes do pensamento ocidental, o britânico Roger Scruton, que participou de uma conferência organizada pelo ciclo Fronteiras do Pensamento, no Teatro Santander em São Paulo, acredita que “pessoas normais não são de esquerda”.

O pensador britânico afirmou ainda que esquerdistas acham que são donos da verdade.

“Há mil coisas que podem ser chamadas de conservadoras , há mil coisas que podem ser chamadas de liberais. O que importa, no final, é o que você faz com elas”, disse Scruton, segundo a Folha de São Paulo.

O filósofo tem defendido em livros as diferenças entre os valores, principalmente em relação a realidade política de regimes conservadores que ganham força em diversos países do mundo. Aos 75 anos, o filósofo conservador é o mais celebrado da atualidade.

“Eu sou um intelectual e gosto de ver as coisas como são, não como eu gostaria que fossem. Assim, minhas opiniões são irrelevantes”, disse.

Ele também avaliou a ascensão de Jair Bolsonaro, afirmando que ainda é preciso esperar para saber o que ele irá fazer. “Eu não o conheço. É preciso ver o que ele vai fazer além do personagem que é”, disse Scruton.

O filósofo critica a União Europeia como projeto, por ver nela o valor individual coibido em favor de uma burocracia sem face, o que considera parte de uma visão totalitária, tema que é a sua especialidade.

“A esquerda se acha dona da verdade, e acham que devem nos calar. Na mídia social, eles podem fazer isso sem ter de fazer esforços de entendimento ou engajamento para convencer pessoas com argumentos”, sustenta.

Gospel Prime

Últimas Notícias