Revista IstoÉ será processada por matéria antissemita

A matéria foi publicada na edição da revista IstoÉ que chegou às bancas na última sexta-feira (8).

A Confederação Israelita do Brasil (Conib) e a Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp) vão processar criminalmente a revista IstoÉ.

O motivo do processo é uma reportagem em que a revista se refere ao secretário Especial de Comunicação Social da Presidência da República, Fábio Wajngarten, como “o Goebbles do Planalto”.

O rótulo aplicado pela revista contra Wajngarten é uma referência a Joseph Goebbels, chefe do departamento de propaganda do regime nazista de Adolf Hitler, na Alemanha, em 1930. 

Em uma nota conjunta, segundo o jornal Folha de S. Paulo, as entidades judaicas classificaram o conteúdo da IstoÉ como antissemita:

“O texto comparando um membro de nossa comunidade ao carrasco nazista e montando um quadro ilustrativo intitulado ‘a manipulação da colônia judaica’ ultrapassou a barreira do jornalismo ético e informativo que todos nós prezamos enquanto brasileiro.”

Leia abaixo a íntegra da nota assinada pela Conib e pela Fisesp:

“Não vamos calar, não vamos admitir, não vamos silenciar

Na última sexta-feira, 08 de novembro, a comunidade judaica foi surpreendida pela edição semanal nº 2.602 da Revista IstoÉ que a pretexto de abordar questões da política nacional enveredou para uma matéria com conteúdo claramente antissemita.

O texto intitulado ‘O Goebbels do Planalto’ comparando um membro de nossa comunidade, Fábio Wajngarten, ao carrasco nazista e montando um quadro ilustrativo intitulado ‘a manipulação da colônia judaica’ ultrapassou a barreira do jornalismo ético e informativo que todos nós prezamos enquanto brasileiros.

Pela exiguidade do tempo disponível na tarde da última sexta-feira e em respeito ao Shabat, a Confederação Israelita do Brasil (Conib) e a Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp), assim como federações de outros estados, limitaram-se a lanar uma nota de repúdio, além de contatar o editor da revista, manifestando seu desagravo com o teor da matéria.

A Conib e a Fisesp, enquanto representantes da comunidade judaica, tomarão as medidas judiciais cabíveis para que manifestações de cunho claramente antissemita não sejam toleradas. Na data de ontem, domingo, 10 de novembro, foi formalizada a contratação dos advogados criminalistas José Luis Oliveira Lima e Daniel Kignel que atuarão pro bono em nome da comunidade judaica analisando e propondo as medidas judiciais a serem tomadas.

A liberdade de imprensa que tanto valorizamos não pode se confundir com a discriminação e com o antissemitismo. Não vamos calar, não vamos admitir, não vamos silenciar.

Conib – Confederação Israelita do Brasil

Fisesp – Federação Israelita do Estado de São Paulo”

Últimas Notícias