Receita Federal localiza mais de 1t de cocaína no Porto de Santos e bate novo recorde; vídeo

Equipes da Receita Federal localizaram mais de 1 tonelada de cocaína durante uma ação realizada nesta sexta-feira (22) no Porto de Santos, no litoral de São Paulo. A droga estava escondida em uma carga de exportação destinada a Europa. De acordo com a Receita Federal, quantidade de entorpecentes apreendidos em 2019 já supera 2018, recorde até então.

A carga regular era sucata metálica, cujo destino final seria o Porto de Roterdã, na Holanda, com baldeação em Antuérpia, Bélgica. O contêiner foi selecionado para conferência por meio de critérios objetivos de análise de risco, incluindo a inspeção não intrusiva por escâner.

Durante a conferência, o cão de faro da Receita Federal notou e sinalizou a presença de drogas na carga e, quando aberto o contêiner, foram localizadas 34 bolsas esportivas no meio da sucata, envoltas em papel aluminizado, contendo diversos tabletes de cocaína que totalizaram 1.162 kg.

A droga interceptada pela Receita Federal foi entregue à Polícia Federal, que acompanhou a operação a partir de sua localização, e que prosseguirá com as investigações.

Apreensões de cocaína

Com esta localização, a Alfândega de Santos atingiu a marca histórica de 23.942 kg de cocaína localizados, superando a quantia localizada no ano de 2018, quando 23.118,76kg de droga foram localizados.

Em todo o país, as apreensões de cocaína em portos brasileiros aumentaram 50% entre janeiro e outubro de 2019, de acordo com a Receita Federal. Foram 47,1 toneladas apreendidas nos dez meses. O total apreendido em todo o ano de 2018 foi de 31,5 toneladas. Segundo a Receita, os principais destinos eram portos da Holanda, França e Bélgica.

Para a Receita Federal, o recorde nas apreensões tem a ver com o aumento da produção de cocaína nos países andinos – origem da droga – e também com o treinamento dos agentes que estão preparados para identificar os carregamentos.

Apreensão de cocaína bate recorde nos portos brasileiros

Apreensão de cocaína bate recorde nos portos brasileiros

G1

Últimas Notícias