Após 40 anos, pavimentação da BR-163 é concluída pelo Exército Brasileiro

Um dia histórico! Foi assim que o Exército Brasileiro começou o comunicado que anunciou o fim da obra de pavimentação asfáltica da BR-163, do trecho que liga Mato Grosso ao município de Miritituba, no Pará. A via foi aberta em 1976 e, desde então, mato-grossenses e paraenses tinham um único desejo: vê-la pavimentada.

No último sábado, 23, o Exército concluiu a obra da principal via terrestre de escoamento de grãos das safras de Mato Grosso para os portos do Norte do país. A promessa de campanha do presidente Jair Bolsonaro (PSL) fora cumprida para alívio dos caminhoneiros que ali transitam.

Em março de 2017, o LIVRE acompanhou o drama de dezenas de profissionais e de famílias inteiras que ali ficaram, em um atoleiro, por mais de quinze dias. Faltaram mantimentos, condições de higiene adequadas e até leite para os pequenos que acompanhavam os pais. Histórias tristes.

Há ainda a história da caminhoneira Elizandra, que perdeu a própria festa de 50 anos, mas ao lado da cachorrinha Belinha, recebeu os parabéns dos amigos da estrada embaixo de uma árvore à beira da via. E do Vanderley, o último caminhoneiro da fila quilométrica.

Histórias como essas não devem se repetir no auge da colheita da safra 19/20. O feito foi comemorado pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, em sua conta no Twitter. “Promessa cumprida”, escreveu.

Segundo o Exercito Brasileiro, agora o usuário não percorrerá mais estrada de chão. Mas, para que a obra seja de fato finalizada, ainda faltam duas faixas laterias de 1,5 mil metros cada. (OLIVRE)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

%d bloggers like this: