“O Brasil está estagnado há uma década entre os piores níveis de aprendizagens , e a culpa foi do PT” diz Ministro sobre PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes)

O ministro da Educação , Abraham Weintraub , culpou a gestão do PT pelo desempenho brasileiro no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes ( Pisa ) 2018. O Brasil está estagnado há uma década entre os piores níveis de aprendizado avaliados.

Resultado de imagem para O ministro da Educação , Abraham Weintraub , culpou a gestão do PT

“Integralmente culpa do PT, integralmente culpa dessa doutrinação ‘esquerdófila’ sem compromisso com o ensino. Quer discutir sexualidade, não quer ensinar (a) ler e escrever”, disse o ministro, que poupou a gestão anterior, de Michel Temer (MDB). “Ele ficou pouco tempo. Não dá para culpar o cara. O exame foi feito no começo de 2018. Ele ficou um ano lá, não vou culpar… Ele é culpado de ser vice da (presidente) Dilma (Rousseff). Isso ele é culpado – e de outras coisas também.”

— O símbolo máximo do fracasso da gestão do PT começou quando foi construída a lápide da educação. Ela está lá embaixo na entrada do MEC, que é esse mural do Paulo Freire. Representa esse fracasso total e absoluto — avaliou Weintraub.

Segundo ele, há países com gastos similares ao Brasil com desempenho melhores.

Tecnologia e escolas cívico-militares

“Esse governo não tem a nada ver com o Pisa”, enfatizou o ministro. “Quando vocês olharem em termos históricos, 2019 vai ser o ponto de inflexão.” Para Weintraub, um das soluções para melhorar o desempenho dos estudantes brasileiros é investir em tecnologia nas escolas e substituir o material didático.

“Os antigos não funcionam. A prova está no Pisa de 2018”, disse. “A gente começa a mudar isso com livro didático, com técnicas diferentes, com métodos diferentes, que foram feitos, apresentados e discutidos, começaremos a implantar isso no Brasil inteiro.”

Weintraub afirmou que o Ministério da Educação (MEC) teve acesso a dados que mostram que as notas dos colégios cívico-militares estão acima da média da OCDE e defendeu o modelo, uma das bandeiras da área de educação do governo Bolsonaro.

“Na média, é uma tragédia, mas, quando a gente olha as escolas militares e cívico-militares já existentes, o Brasil está acima da média da OCDE.”


Últimas Notícias