O que a Ayahuasca faz no cérebro: cientistas parecem ter finalmente descoberto

Você sabe o que é a Ayahuasca? Muito utilizada por indígenas e em rituais religiosos, a Ayahuasca é uma erva consumida como chá por adeptos de religiões como Santo Daima e União do Vegetal. Acredita-se que a Ayahuasca tenha poderes que proporcionam o autoconhecimento e a limpeza total das impurezas do corpo.

Acontece que, segundo uma pesquisa realizada pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e pelo Idor (Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino), os benefícios da erva ainda vão além. O resultado da pesquisa mostrou que é possível que uma substância da Ayahuasca estimule o crescimento dos neurônios, especialmente na regeneração das células nervosas.

Se isso for realmente comprovado, significa que a substância interfere positivamente em nossas memórias, já que atua no hipocampo.

Harmina: substância em prol da memória

cerebro memoria cabeca 1016 1400x800

Os cientistas brasileiros isolaram a harmina, um dos principais componentes da Ayahuasca. Estudos anteriores mostraram um potencial terapêutico da substância contra a depressão e a ansiedade.

As novas pesquisas, porém, estudaram a atuação da harmina em células neurais humanas. Para isso, concentraram as células geradoras dos neurônios em laboratório. A substância da Ayahuasca foi obtida por processos químicos.

Após quatro dias em contato com as células neurais, a harmina aumentou a proliferação das células que produzem os nossos neurônios em mais de 70%.

“Nossos dados demonstram que a harmina é capaz de gerar novas células neurais humanas, semelhantemente ao observado com medicamentos antidepressivos disponíveis no mercado, mas cujos efeitos colaterais são muitas vezes indesejáveis”, disse Stevens Rehen, do Idor e um dos coautores do estudo, publicado na revista científica norte-americana PeerJ.

Cuidados com o chá de ayahuasca

erva ayahuasca natureza 1216 1400x800

efeito positivo da substância da Ayahuasca no neurônio depende da reação de uma proteína conhecida como DYRK1A.

A fabricação dessa proteína é comandada por um gene ativo no cérebro de pessoas com Síndrome de Down e Mal de Alzheimer. Isso significa, segundo os pesquisadores, que essa descoberta pode abrir precedentes para um possível efeito terapêutico da harmina nesses pacientes.

Eles avaliam usar essa substância em medicamentos que costumam ser utilizados contra a depressão. Mas, ressaltam que não há garantias que a bebida do Chá de Santo Daime traga os mesmos benefícios para os neurônios que a substância isolada.

É que quando as moléculas que formam a Ayahuasca interagem, podem causar uma ação diferenciada, inclusive anular os benefícios da harmina. É frequente, por exemplo, relatos de pessoas que têm vômitos e diarreias por conta do consumo da Ayahuasca, além da indução de visões e experiências auditivas, já que se trata de um alucinógeno.

Ainda há muitas pesquisas em andamento para avaliar como o cérebro realmente reage à Ayahuasca, historicamente utilizada por mais de 400 tribos indígenas em toda a América do Sul.

Benefícios e riscos dos chás

13 thoughts on “O que a Ayahuasca faz no cérebro: cientistas parecem ter finalmente descoberto

• 23 de Fevereiro, 2020 at 17:55
    Permalink

I went over this web site and I think you have a lot of great info, saved to favorites (:.

• 26 de Fevereiro, 2020 at 19:03
    Permalink

Normally I do not read article on blogs, but I would like to say that this write-up very compelled me to check out and do so! Your writing taste has been surprised me. Thanks, very nice article.

• 13 de Março, 2020 at 20:04
    Permalink

Generally I don’t read article on blogs, but I would like to say that this write-up very forced me to try and do so! Your writing style has been surprised me. Thanks, quite nice article.

• 14 de Março, 2020 at 6:52
    Permalink

I keep listening to the rumor speak about getting free online grant applications so I have been looking around for the most excellent site to get one. Could you tell me please, where could i acquire some?

• 16 de Março, 2020 at 18:26
    Permalink

F*ckin’ remarkable things here. I am very glad to see your article. Thanks a lot and i’m looking forward to contact you. Will you please drop me a e-mail?

• 18 de Março, 2020 at 22:02
    Permalink

Hey, you used to write great, but the last several posts have been kinda boringK I miss your super writings. Past few posts are just a little out of track! come on!

• 29 de Março, 2020 at 16:37
    Permalink

Este site é realmente fabuloso. Sempre que consigo acessar eu encontro novidades Você também vai querer acessar o nosso site e descobrir detalhes! Conteúdo exclusivo. Venha descobrir mais agora! 🙂

• 29 de Março, 2020 at 17:08
    Permalink

fascinate este conteúdo. Gostei muito. Aproveitem e vejam este conteúdo. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para saber mais. Obrigado a todos e até a próxima. 🙂

• 29 de Março, 2020 at 18:35
    Permalink

Adorei este site. Para saber mais detalhes acesse nosso site e descubra mais. Todas as informações contidas são conteúdos relevantes e exclusivas. Tudo que você precisa saber está ta lá.

• 1 de Abril, 2020 at 5:17
    Permalink

Este site é realmente fabuloso. Sempre que acesso eu encontro coisas diferentes Você também vai querer acessar o nosso site e descobrir mais detalhes! informaçõesexclusivas. Venha descobrir mais agora! 🙂

• 1 de Abril, 2020 at 6:53
    Permalink

demais este conteúdo. Gostei bastante. Aproveitem e vejam este site. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para descobrir mais. Obrigado a todos e até a próxima. 🙂

• 5 de Abril, 2020 at 12:01
    Permalink

Este site é realmente fabuloso. Sempre que consigo acessar eu encontro coisas incríveis Você também pode acessar o nosso site e descobrir detalhes! informaçõesexclusivas. Venha descobrir mais agora! 🙂

• 6 de Abril, 2020 at 14:47
    Permalink

Adorei este site. Para saber mais detalhes acesse o site e descubra mais. Todas as informações contidas são conteúdos relevantes e exclusivos. Tudo que você precisa saber está está lá.