Por que a saúde indígena é tão cobiçada pelos políticos?

Com um orçamento de R$ 1.6 bilhão ao ano, a Secretaria Especial da Saúde Indígena é uma das mais cobiçadas pelos parlamentares, principalmente da Amazônia Legal, região com 90% das terras indígenas do Brasil e onde acontecem os maiores conflitos por terras indígenas, tudo isso, devido ao alto potencial para exploração madeireira, agropecuária e, principalmente, mineral.

A atual secretária da Saúde Indígena é a Tenente do Exército Brasileiro, Silvia Waiãpi, uma das mulheres de confiança do Presidente da República Jair Bolsonaro, mas que devido ao seu compromisso de desaparelhar e acabar com a corrupção na pasta, tem sofrido constantes ataques de parlamentares.

Fontes afirmam que parlamentares da região norte têm pedido a exoneração de Silvia Waiãpi, pois a mesma tem colocado coordenadores técnicos ao invés das indicações políticas.

DENÚNCIA

Em exposição na Câmara dos Deputados, a secretária Especial da Saúde Indígena denunciou os esquemas de horas voos, fraudes na alimentação e combustíveis.

DESCASO

A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, vistoriou oito aeronaves da Fundação Nacional do Índio (Funai) que foram abandonadas em pátios e hangares de aeroportos e constatou o sucateamento dos bens.

Últimas Notícias