Homem que fez transplante de medula óssea descobre que carrega DNA do doador

Chris Long, que carrega o DNA do homem que lhe doou medula óssea, no departamento policial do Condado de Washoe, em Reno, Nevada (EUA) Foto: Tiffany Brown Anderson / NYT

RENO, Nevada (EUA) — Três meses após passar por um transplante de medula, Chris Long, morador de Reno, cidade no estado americano de Nevada, descobriu que o procedimento alterou o DNA de seu sangue.

Seu material genérico havia sido totalmente substituído pelo de seu doador, um homem alemão dez anos mais novo, com quem ele havia trocado apenas algumas mensagens.

Long fez o transplante após receber um diagnóstico de leucemia mielóide aguda e síndrome mielodisplásica, condições que afetam a produção de células sanguíneas saudáveis. Ele fizera o teste por incentivo de uma colega de trabalho na estação policial do Condado de Washoe, no Oeste de Nevada, onde atuava na área de TI.

Amostras retiradas dos lábios e da bochecha trouxeram vestígios do material genético dele e do doador. Mais surpreende ainda foi a análise do sêmen, cujo DNA era totalmente composto pelo do homem alemão.

— Eu achei impressionante o fato de que eu posso desaparecer e alguém surgir (no material genético) — disse Long.

O americano sofre da chamada quimera, termo técnico para as as pessoas com a rara condição de compartilharem duas configurações de DNA.

A palavra remete à criatura mitológica grega de mesmo nome, composta por um leão, um bode e uma serpente.

Pesquisadores e cientistas forenses já identificaram determinados procedimentos médicos que causam quimerismo há anos, mas os componentes do corpo onde o DNA do doador aparecem têm sido pouquíssimo estudados no recorte de aplicações criminais.

Dezenas de milhares de pessoas realizam transplante de medula óssea todos os anos para o tratamento de doenças como leucemia, linfoma e anemia.

Embora seja improvável que qualquer uma delas se torne a vítima ou a autora de um crime, a mera possibilidade intrigou os amigos de Long no laboratório criminal do departamento policial. Por meio de testes de DNA, fizeram dele uma espécie de cobaia humana.