Jornais desenterram Integralismo para atacar governo, mas neofascistas reencontram-se na esquerda

Fonte: OnRevolt

Em uma época de proposital confusão política, quando analistas da mídia que teimam em não se definir como esquerdistas buscam emplacar que Maduro ou Dilma são de direita, e todos os que discordam deles são imediatamente tachados de “fascistas”, jornais recorrem a grupos excêntricos para tentar associar o governo ao fascismo. No entanto, movimentos neofascistas se associam cada vez mais a partidos de esquerda, evidenciando uma semelhança que nunca deixou de existir.

Junto da Frente Integralista Brasileira, o grupo Nova Resistência faz parte das iniciativas de representar o autêntico neofascismo brasileiro diante da Quarta Teoria Política, do ideólogo Alexander Dugin. Apesar de em geral cooptarem membros oriundos da direita, ambos vêm reencontrando suas aspirações em partidos de esquerda. O Nova Resistência é sem dúvida o mais atuante. O movimento está ligado ao PDT através de Vina Guerreiro, dirigente do PDT e youtuber que pediu publicamente a morte de Bolsonaro. Na ocasião, Ciro Gomes saiu em defesa do youtuber, que é colaborador ativo do Nova Resistência. Junto da Legião Nacional Trabalhista, também claramente ligado ao PDT, a Frente Integralista Brasileira já participou de protestos em conjunto contra o governo Bolsonaro. Mesmo assim, jornais tentam associar os valores do governo brasileiro com o neofascismo

O alerta para essa aproximação vem do blog de esquerda El Coyote, que denuncia a “infiltração” do neofascismo em partidos como o Partido Democrático Brasileiro (PDT), fundado por Leonel Brizola. Esquerdistas descobrem, aos poucos, o óbvio de que são na verdade fascistas. Mas o blog esquerdista analisa com objetividade episódios do surgimento e organização desse neofascismo que posso atestar a veracidade por ter pesquisado o tema e acompanhá-lo, na época, com curiosa preocupação de que se infiltrassem em meios conservadores. Não o fizeram porque não encontraram receptividade, felizmente. Na esquerda, porém, a coisa tem sido diferente, como veremos.

Últimas Notícias