‘5G é uma decisão de segurança nacional’, diz Washington sobre Reino Unido aceitar Huawei

Resultado de imagem para '5G é uma decisão de segurança nacional', diz Washington sobre Reino Unido aceitar Huawei

Boris Johnson ainda não descartou totalmente a possibilidade de excluir a gigante de telecomunicações chinesa das redes 5G do Reino Unido em meio às pressões da administração de Donald Trump.

O conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, Robert O’Brien, alertou o governo britânico que qualquer decisão de permitir que a gigante tecnológica chinesa Huawei participe do lançamento da tecnologia 5G no país arriscaria fornecer a Pequim acesso às informações pessoais dos cidadãos britânicos, bem como permitir que o Partido Comunista “roube” os segredos de inteligência de Londres.

Os comentários vêm em meio à discussão em curso no governo de Boris Johnson sobre a possibilidade de proibir o principal fornecedor de tecnologia de quinta geração de fazer parte das redes 5G do Reino Unido.

“Eles vão apenas roubar segredos de Estado por atacado, sejam eles segredos nucleares do Reino Unido ou segredos do MI6 ou do MI5”, disse O’Brien em declarações ao jornal Financial Times, referindo-se aos serviços de inteligência britânicos.

“É algo chocante para nós que as pessoas no Reino Unido vejam a Huawei como uma espécie de decisão comercial. O 5G é uma decisão de segurança nacional.”

O funcionário igualmente sugeriu que Pequim também poderia visar seletivamente indivíduos a fim de obter acesso a seus dados pessoais.

“Se você obtém todas as informações sobre uma pessoa e depois obtém seu genoma, e você junta essas duas coisas, e tem um estado autoritário segurando essa informação, isso é uma quantidade incrível de poder”, explicou O’Brien à edição. “É espantoso por que é que o Reino Unido se inscreveria em um programa destes.”

EUA lutam contra Huawei

Os EUA colocaram em maio a Huawei e 68 das suas subsidiárias na lista negra de negócios com empresas americanas, citando preocupações de segurança, mas muitos parceiros norte-americanos têm estado relutantes em seguir isso, incluindo a Alemanha e a França. Durante a entrevista, O’Brien também criticou fortemente a chanceler alemã Angela Merkel por defender sua posição de não banir a Huawei, apesar de se ter ouvido alguma oposição dentro de seu próprio partido.

Segundo relatos, Washington advertiu anteriormente o Reino Unido que a inclusão da Huawei na construção da sua infraestrutura 5G limitaria potencialmente o compartilhamento de inteligência entre os parceiros da organização Cinco Olhos (Five Eyes), que também inclui Austrália, Canadá, Nova Zelândia e EUA.

A questão também teria sido discutida durante a visita de Donald Trump a Inglaterra para a cúpula da OTAN neste mês, com o presidente dos EUA avisando Boris Johnson que sua relutância em proibir a Huawei poderia ter impacto em um acordo comercial bilateral entre os dois países após a separação do Reino Unido da União Europeia.

Em julho, o escritório da Huawei no Reino Unido advertiu que excluir a empresa da construção da infraestrutura 5G da Grã-Bretanha custaria à sua economia nacional cerca de US$ 8,7 bilhões (R$ 35,5 bilhões) e resultaria em redes 5G mais caras, o que aumentaria os preços para os usuários em geral.

10 thoughts on “‘5G é uma decisão de segurança nacional’, diz Washington sobre Reino Unido aceitar Huawei

  • 18 de Fevereiro, 2020 at 4:10
    Permalink

    Its like you learn my mind! You seem to know so much about this, such as you wrote the book in it or something. I believe that you can do with some percent to power the message house a little bit, but other than that, this is magnificent blog. An excellent read. I’ll certainly be back.

    Reply
  • 14 de Março, 2020 at 6:12
    Permalink

    What i don’t understood is in reality how you are no longer actually much more well-appreciated than you might be right now. You’re so intelligent. You know therefore significantly when it comes to this subject, made me for my part believe it from a lot of various angles. Its like men and women don’t seem to be interested unless it’s one thing to accomplish with Woman gaga! Your personal stuffs excellent. All the time take care of it up!

    Reply
  • 16 de Março, 2020 at 18:20
    Permalink

    I went over this website and I think you have a lot of wonderful info, saved to bookmarks (:.

    Reply
  • 29 de Março, 2020 at 18:48
    Permalink

    Este site é realmente demais. Sempre que acesso eu encontro coisas boas Você também pode acessar o nosso site e saber mais detalhes! Conteúdo exclusivo. Venha saber mais agora! 🙂

    Reply
  • 1 de Abril, 2020 at 5:14
    Permalink

    fantástico este conteúdo. Gostei muito. Aproveitem e vejam este conteúdo. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para se informar mais. Obrigado a todos e até a próxima. 🙂

    Reply
  • 1 de Abril, 2020 at 6:13
    Permalink

    Este site é realmente fabuloso. Sempre que consigo acessar eu encontro novidades Você também pode acessar o nosso site e descobrir detalhes! informaçõesexclusivas. Venha saber mais agora! 🙂

    Reply
  • 5 de Abril, 2020 at 11:59
    Permalink

    Este site é realmente demais. Sempre que acesso eu encontro novidades Você também vai querer acessar o nosso site e saber mais detalhes! conteúdo único. Venha saber mais agora! 🙂

    Reply
  • 6 de Abril, 2020 at 14:57
    Permalink

    amei este site. Para saber mais detalhes acesse nosso site e descubra mais. Todas as informações contidas são conteúdos relevantes e únicos. Tudo que você precisa saber está está lá.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

%d bloggers like this: