Egípcios plantam floresta no deserto usando efluentes de esgoto

Plantar árvore no deserto já soa estranho, usando efluente de esgoto fica ainda mais confuso. Mas, essa é a estratégia usada por um programa de pesquisa no Egito. O trabalho teve início na década de 90, com o intuito de promover a ecologização de 36 pontos diferentes no deserto. A floresta Serapium é um dos frutos deste trabalho.

floresta_egito_2

O processo de florestamento está localizado em uma bacia de drenagem para efluentes de esgoto a duas horas de Cairo. O local recebe o esgoto de mais de 500 mil habitantes, tornando-o ideal para abastecer todo o plantio que cresce em suas margens.

Os pesquisadores criaram um modelo de floresta que mescla espécies nativas e exóticas de grande valor, como o eucalipto e o mogno. O solo é coberto por folhas e possui tubos de irrigação que levam água e nutrientes às árvores. O abastecimento é feito duas vezes ao dia e cada árvore recebe, em média cinco litros de água.

Foto: Reprodução

Como este é um recurso escasso no deserto nada de água potável é usado no processo. Todo o sistema é abastecido com os efluentes de esgoto, que passam por duas fases de tratamento antes de serem liberados na plantação. Na primeira etapa são retirados os resíduos sólidos e na segunda são incluídos micróbios e oxigênio, para decompor os materiais orgânicos.

O que chega às árvores é um líquido com alta concentração de fosfato e composto de azoto, que funcionam como excelentes fertilizantes naturais. Por conta disso, o processo deixa o crescimento das árvores muito mais rápido do que o tradicional, mesmo estando em condições climáticas tão adversas. Um eucalipto, por exemplo, leva 15 anos para crescer no Egito e alcançar o mesmo tamanho que na Alemanha levaria, em média, 60 anos.

Foto: Reprodução

Apesar de ser um processo com alto teor de nutrientes para o solo, ele não é adequado para o cultivo de alimentos. Neste caso, os efluentes teriam que passar por uma terceira fase de tratamento antes de seu usado nas hortas. Mas, esta é uma opção para tornar o deserto uma área produtiva, elevando a economia local, ao mesmo tempo em que colabora para o controle da desertificação. Já que, segundo a Organização para a Alimentação e Agricultura da ONU, a FAO, considera que os desertos se espalham a um ritmo de 23 hectares por minutos.

Para conhecer mais sobre este processo, assista ao vídeo abaixo, produzido pela agência alemã Deutsche Welle:

Compartilhe:

34 thoughts on “Egípcios plantam floresta no deserto usando efluentes de esgoto

  • 13 de Março, 2020 at 20:41
    Permalink

    you will have an incredible blog here! would you prefer to make some invite posts on my blog?

    Reply
  • 16 de Março, 2020 at 18:31
    Permalink

    I want to show some appreciation to this writer for bailing me out of such a problem. Just after looking through the world wide web and getting opinions that were not helpful, I thought my life was done. Being alive minus the answers to the issues you’ve sorted out through your article is a serious case, and ones which could have negatively affected my career if I had not discovered your web site. Your primary competence and kindness in controlling a lot of stuff was priceless. I’m not sure what I would’ve done if I had not discovered such a point like this. I can now relish my future. Thanks so much for your specialized and effective guide. I won’t hesitate to recommend your blog to anyone who needs and wants care about this subject matter.

    Reply
  • 18 de Março, 2020 at 22:22
    Permalink

    Hello! I just wanted to ask if you ever have any issues with hackers? My last blog (wordpress) was hacked and I ended up losing a few months of hard work due to no backup. Do you have any solutions to prevent hackers?

    Reply
  • 29 de Março, 2020 at 16:45
    Permalink

    me encantei com este site. Pra saber mais detalhes acesse nosso site e descubra mais. Todas as informações contidas são conteúdos relevantes e exclusivas. Tudo que você precisa saber está ta lá.

    Reply
  • 29 de Março, 2020 at 17:58
    Permalink

    fabuloso este conteúdo. Gostei muito. Aproveitem e vejam este site. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para aprender mais. Obrigado a todos e até mais. 🙂

    Reply
  • 1 de Abril, 2020 at 4:22
    Permalink

    me encantei com este site. Pra saber mais detalhes acesse nosso site e descubra mais. Todas as informações contidas são conteúdos relevantes e únicos. Tudo que você precisa saber está está lá.

    Reply
  • 1 de Abril, 2020 at 6:22
    Permalink

    Adorei este site. Para saber mais detalhes acesse o site e descubra mais. Todas as informações contidas são conteúdos relevantes e exclusivos. Tudo que você precisa saber está está lá.

    Reply
  • 5 de Abril, 2020 at 12:16
    Permalink

    amei este site. Pra saber mais detalhes acesse o site e descubra mais. Todas as informações contidas são informações relevantes e diferentes. Tudo que você precisa saber está ta lá.

    Reply
  • 6 de Abril, 2020 at 14:09
    Permalink

    fascinate este conteúdo. Gostei muito. Aproveitem e vejam este site. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para descobrir mais. Obrigado a todos e até a próxima. 🙂

    Reply
  • 10 de Abril, 2020 at 9:20
    Permalink

    Este site é realmente demais. Sempre que acesso eu encontro coisas boas Você também pode acessar o nosso site e descobrir detalhes! informaçõesexclusivas. Venha descobrir mais agora! 🙂

    Reply
  • 10 de Abril, 2020 at 11:27
    Permalink

    Este site é realmente fabuloso. Sempre que acesso eu encontro coisas boas Você também pode acessar o nosso site e descobrir mais detalhes! conteúdo único. Venha descobrir mais agora! 🙂

    Reply
  • 12 de Abril, 2020 at 8:31
    Permalink

    me encantei com este site. Para saber mais detalhes acesse o site e descubra mais. Todas as informações contidas são conteúdos relevantes e exclusivos. Tudo que você precisa saber está está lá.

    Reply
  • 12 de Abril, 2020 at 20:44
    Permalink

    Just desire to say your article is as astonishing. The clarity for your publish is simply great and that i can suppose you are knowledgeable in this subject. Fine with your permission allow me to grab your feed to keep updated with drawing close post. Thanks 1,000,000 and please carry on the enjoyable work.

    Reply
  • 14 de Abril, 2020 at 16:22
    Permalink

    Este site é realmente fascinate. Sempre que acesso eu encontro coisas incríveis Você também pode acessar o nosso site e descobrir mais detalhes! conteúdo único. Venha saber mais agora! 🙂

    Reply
  • 15 de Abril, 2020 at 4:53
    Permalink

    Este site é realmente incrível. Sempre que acesso eu encontro coisas boas Você também pode acessar o nosso site e descobrir mais detalhes! conteúdo único. Venha descobrir mais agora! 🙂

    Reply
  • 17 de Abril, 2020 at 15:42
    Permalink

    incrível este conteúdo. Gostei muito. Aproveitem e vejam este conteúdo. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para descobrir mais. Obrigado a todos e até mais. 🙂

    Reply
  • 29 de Abril, 2020 at 16:24
    Permalink

    Este site é realmente fantástico. Sempre que acesso eu encontro novidades Você também vai querer acessar o nosso site e descobrir mais detalhes! conteúdo único. Venha saber mais agora! 🙂

    Reply
  • 30 de Abril, 2020 at 2:19
    Permalink

    me encantei com este site. Para saber mais detalhes acesse o site e descubra mais. Todas as informações contidas são informações relevantes e exclusivos. Tudo que você precisa saber está está lá.

    Reply
  • Pingback: flybird taxi number

  • Pingback: https://www.pinterest.com/ketquaxosotv/

  • Pingback: CBD Extract

  • Pingback: https://top10best.io/

  • Pingback: Apartment Corp Menowitz

  • Pingback: 메이저놀이터

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.