Quando o capitalismo acaba e o socialismo triunfa, os direitos das mulheres são abolidos

Há duas coisas que sempre andam de mãos dadas: a destruição da economia de mercado e a explosão da prostituição.

Cuba, com suas prostitutas com curso universitário, é um caso mundialmente conhecido — um fenômeno do qual o próprio Fidel Castro fazia graça.

Agora, as mulheres de outro país latino-americano estão também entrando para esta lamentável lista.

A Thomson Reuters divulgou a seguinte reportagem sobre a situação das mulheres na Venezuela.

Venezuelanas se prostituem para sobreviver em cidade fronteiriça na Colômbia

Cúcuta, Colômbia – Sentadas nos degraus de uma estátua e cercadas por motéis imundos, lanchonetes e bares, Andrea e Carolina dizem que deixaram a Venezuela para escapar da fome. 

Elas agora vendem seus corpos para sustentar suas famílias. 

“Se eu não fizer isso, eu e meus filhos não comemos. É simples assim”, disse Andrea, de 26 anos, que chegou à Colômbia há quatro meses, deixando suas três crianças e sua mãe. 

“O dinheiro que eu mando de volta é o que eles usam para sobreviver.” 

Para Carolina, de 30 anos, um bom dia de trabalho significa conseguir três clientes, o que representa cerca de 30 dólares. Um terço disso é gasto em um quarto de motel para levar os clientes, e também em preservativos, alimentos e aluguel em um quarto dividido com quatro outras mulheres. 

“O que eu ganho aqui em um dia dura mais do que um mês para a minha família na Venezuela”, disse a mãe de quatro crianças. 

O socialismo, a destruição da moeda venezuelana e o desabastecimento generalizado criaram este descalabro.

A desvalorização e hiperinflação da moeda venezuelana, o Bolívar, significa que ela se tornou virtualmente inútil. 

Carolina diz que o salário mínimo na Venezuela cobre apenas o custo de um kilograma de arroz ou um pacote de ovos. A situação estava tão ruim que ela finalmente decidiu pagar 9 dólares a uma gangue para fazer a travessia até a Colômbia através de um caminho ilegal. 

Até recentemente, ela nunca havia imaginado que poderia acabar vendendo seu corpo na Colômbia. 

“Eu não era prostituta na Venezuela. Eu tinha um emprego normal”, disse Carolina que já trabalhou como recepcionista em uma empresa. 

Seu país natal sofre os efeitos de uma crise econômica com severo desabastecimento de alimentos e remédios, situação descrita pela Organização dos Estados Americanos (OEA) como “crise humanitária”. 

Aproximadamente 672 mil venezuelanos cruzaram a fronteira para a vizinha Colômbia, tanto legalmente quanto ilegalmente, desde 2015, de acordo com as autoridades colombianas. […] Aqueles que ficam em Cúcuta são os venezuelanos mais pobres. Sem passaporte e sem dinheiro para as passagens de ônibus, não há como ir para outras cidades da Colômbia, ou mesmo seguir os outros centenas de milhares de venezuelanos que foram para Brasil, Peru, Chile e Equador.

Para algumas mulheres, a prostituição é a última e mais desesperada opção. 

Mas a coisa piora ainda mais.

Na praça Mercedes, em Cúcuta, várias venezuelanas imploram por qualquer coisa, carregando seus bebês nos braços, enquanto outras reviram o lixo e recorrem à bondade dos residentes locais e das sopas distribuídas gratuitamente pelas igrejas da região.

Ao redor, jovens venezuelanas vestindo calças apertadas e blusas decotadas — algumas não parecem nem ter 18 anos — se espalham pelos bancos enquanto a polícia patrulha a região. 

Alguns homens transitam com cartazes com os dizeres: “Compramos cabelo”.

As mulheres recebem de $10 a $40 dependendo do comprimento e da qualidade do cabelo.

Outras mulheres se prostituem nas esquinas em torno da rodoviária da cidade, ao lado de outros venezuelanos que dormem sobre papelões.

Segundo Jozef Merkx, chefe da Agência de Refugiados da ONU (UNHCR) na Colômbia, “Há muito sexo em busca de sobrevivência em certas áreas. E não são apenas mulheres. Homens, adolescentes e crianças também”, disse ele à Thomson Reuters Foundation.

Venezuelanas tendem a cobrar menos que suas congêneres colombianas, as quais conseguem emprego nos bares da cidade. Já as adolescentes conseguem ganhar mais que as adultas.

“É muito triste ver isso, especialmente as mais jovens, de 13 e 14 anos”, disse Carolina.

Já a perspectiva para aquele dia não era boa.

Na praça Mercedes, a noite está mais lenta que o normal.

“Vamos mandar menos dinheiro pra casa essa semana”, diz Andrea.

De acordo com dados do final de 2017, nove em cada dez venezuelanos (87%) estavam abaixo da linha da pobreza. Para se ter uma ideia da rapidez da deterioração, essa cifra era de “apenas” 48% em 2014. A pobreza praticamente dobrou em apenas três anos.

Junto com a hiperinflação da moeda — que está levando a uma inflação de preços estimada em 10.000.000% (sim, 10 milhões por cento) para 2019 —, o governo decretou controle de preços e recorreu à estatização de fábricas e de lojas. Como consequência, a escassez e o desabastecimento se tornaram generalizados. Vai de papel higiênico a comida, passando por remédioseletricidade e até mesmo água.

Como água e eletricidade se tornaram escassas, os hospitais não mais conseguem esterilizar os equipamentos e nem mesmo lavar as manchas de sangue das camas cirúrgicas. A mortalidade infantil disparou, pois as crianças nascidas sob tais condições insalubres e sem acesso a alimentos têm poucas chances de sobrevivência. Segundo dados divulgados pelo próprio governo, houve um aumento de 30% nos óbitos de crianças e um salto de pelo menos 65% nos falecimentos de gestantes em partos.

As cenas de crianças esqueléticas e bebês se desmanchando em ossos, em conjunto com famílias inteiras revirando latas de lixo nas ruas das cidades, completam o cenário de horror.

Tudo isso gerou a atual crise migratória. Uma entidade venezuelana garante que 4 milhões de venezuelanos já saíram do país.

As pobres se tornam iguais às ricas

A Colômbia, como descrito acima, é o principal destino das venezuelanas mais pobres, que se entregam ao mercado do sexo pago.

No entanto, a Colômbia também passou a ser o “local de trabalho” das venezuelanas mais ricas.

Segundo reportagem da Newsweek:

Em um bordel de 60 mulheres, 58 eram da Venezuela e apenas duas eram da Colômbia. Uma venezuelana, mãe de duas crianças, era empresária e bailarina em seu país natal. Segundo ela, “Eu imediatamente largaria isso se houvesse qualquer outra opção. Esse é um emprego vergonhoso para mim e para minhas filhas. Mas que opção eu tenho?”

Gabriel Sánchez, que opera um bordel repleto de venezuelanas em Arauca, Colômbia, disse ao jornal Miami Herald, “Temos aqui muitas professoras, algumas médicas, várias profissionais liberais e uma engenheira de petróleo. Todas elas apareceram aqui com seus diplomas na mão.”

Com as prateleiras vazias na Venezuela, as mulheres que ficaram no país têm de ou esperar horas na fila para conseguir alguma farinha a preços controlados pelo governo ou se arriscar no mercado negro e pagar preços muito maiores.

No entanto, prostituir-se na Colômbia gerou uma terceira alternativa. A venezuelana Dayana disse ao Herald que consegue de US$ 50 a US$ 100 por noite como prostituta. “É um péssimo emprego, mas sou grata a ele, pois é a única coisa que está me possibilitando comprar comida para manter minha família viva”.

E a reportagem prossegue:

Marili, uma avó de 47 anos, era professora na Venezuela. Segundo ela, houve uma época em que ela se sentiria completamente envergonhada se tivesse de recorrer à prostituição. Hoje, no entanto, ela diz que é grata por ter esse emprego, o qual lhe permite comprar remédios para a hipertensão de sua mãe que mora em Caracas.

“Somos todas apenas mulheres fazendo de tudo para sustentar nossas famílias”, disse ela. “Eu me recuso a criticar qualquer uma, inclusive eu mesma. Todas temos de trabalhar.”

Capitalismo, socialismo e as mulheres

Em uma economia de mercado, as mulheres são livres para escolher sua profissão de acordo com sua vocação. E são livres para utilizar o dinheiro que ganharem em sua profissão da maneira que mais lhe for conveniente, visando a aumentar seu conforto e seu padrão de vida. Elas podem trabalhar no que quiserem, e gastar seu dinheiro com o que quiserem.

Isso é liberdade. Isso é “empoderamento” feminino.

Já no socialismo, não há liberdade de escolha de profissões simplesmente porque nem sequer há profissões: o socialismo, por definição, aniquila todo o sistema de divisão do trabalho que surge naturalmente em uma economia de mercado.

Por não haver divisão do trabalho, não há economia de mercado. Não há formação de preços e nem profissões. Consequentemente, no socialismo, a mulher não pode — e não tem como — se dedicar àquilo que ela gosta. Não há como sobreviver trabalhando na profissão que mais lhe agrade.

Sem profissões e sem liberdade de escolha, as mulheres obrigatoriamente se tornam submissas. Elas são obrigadas a recorrer a qualquer atividade que retorne um mínimo possível para garantir sua sobrevivência. Mais especificamente, elas irão recorrer àquela atividade que sempre existirá em qualquer arranjo econômico, pois sua demanda sempre é garantida: o sexo pago.

Entretanto, no socialismo, não há muito o que ser adquirido com o dinheiro da prostituição. Em uma economia sem divisão do trabalho, não há produção; logo, escassezes e desabastecimentos contínuos são a norma. Consequentemente, tal profissão se torna duplamente degradante: além de a mulher ser obrigada a vender aquilo que possui de mais íntimo e sagrado para sobreviver, ela ainda assim não conseguirá nenhuma “emancipação” por meio desta profissão, pois ela pouco pode fazer com o dinheiro adquirido. Ela se prostitui, mas não alcança nenhuma “independência financeira” que lhe permita não mais depender de homens.

Há, porém, um consolo para os progressistas: no socialismo, todas as mulheres, ricas e pobres, se tornam iguais. A tão defendida “igualdade social” é plenamente alcançada.

Conclusão

O socialismo, este sim, pode ser considerado o mais efetivo arranjo anti-mulher e anti-empoderamento feminino já criado.

MISES BRASIL

50 thoughts on “Quando o capitalismo acaba e o socialismo triunfa, os direitos das mulheres são abolidos

  • 9 de Março, 2020 at 16:27
    Permalink

    I simply want to say I am just all new to blogging and site-building and honestly loved this web site. Likely I’m want to bookmark your website . You certainly come with great article content. Thanks for sharing your web page.

    Reply
  • 12 de Março, 2020 at 21:15
    Permalink

    Way cool! Some extremely valid points! I appreciate you writing this post and also the rest of the site is extremely good.

    Reply
  • 14 de Março, 2020 at 19:02
    Permalink

    Many people feel, mission coupled with dream fantastic produce legitimate Ji.

    Reply
  • 14 de Março, 2020 at 21:17
    Permalink

    Hello! I just would like to offer you a big thumbs up for the excellent info you have here on this post. I am coming back to your website for more soon.

    Reply
  • 15 de Março, 2020 at 1:10
    Permalink

    Howdy! I could have sworn I’ve been to this web site before but after looking at many of the posts I realized it’s new to me. Nonetheless, I’m definitely delighted I came across it and I’ll be book-marking it and checking back often!

    Reply
  • 15 de Março, 2020 at 7:18
    Permalink

    When I initially left a comment I seem to have clicked the -Notify me when new comments are added- checkbox and now each time a comment is added I recieve four emails with the same comment. There has to be a way you can remove me from that service? Appreciate it.

    Reply
  • 15 de Março, 2020 at 7:59
    Permalink

    This internet site is really a walk-through for every one of the information you desired regarding this and also didn?t understand that to ask. Glance right here, and you?ll absolutely discover it.

    Reply
  • 15 de Março, 2020 at 14:45
    Permalink

    Woah I’m just truly digging the design and style/strategy of this web page. It is easy, nevertheless excellent. Much more frequently than not it is tough to acquire the excellent involving excellent usability along with visual appearance. I have to say you have carried out a amazing task. In addition, your web site starts super fast personally with World wide web explorer. Exceptional Web site

    Reply
  • 15 de Março, 2020 at 16:41
    Permalink

    An intriguing discussion is definitely worth comment. I believe that you should write more about this issue, it might not be a taboo subject but usually people don’t talk about these topics. To the next! Kind regards!

    Reply
  • 15 de Março, 2020 at 22:15
    Permalink

    Faytech North America is a touch screen Manufacturer of both monitors and pcs. They specialize in the design, development, manufacturing and marketing of Capacitive touch screen, Resistive touch screen, Industrial touch screen, IP65 touch screen, touchscreen monitors and integrated touchscreen PCs. Contact them at http://www.faytech.us, 121 Varick Street, New York, NY 10013, +1 646 205 3214.

    Reply
  • 15 de Março, 2020 at 22:41
    Permalink

    Hi, I do think this is an excellent website. I stumbledupon it 😉 I will come back yet again since I saved as a favorite it. Money and freedom is the best way to change, may you be rich and continue to help others.

    Reply
  • 16 de Março, 2020 at 3:15
    Permalink

    After exploring a number of the blog articles on your web site, I seriously like your technique of writing a blog. I saved as a favorite it to my bookmark webpage list and will be checking back soon. Take a look at my web site as well and tell me how you feel.

    Reply
  • 16 de Março, 2020 at 4:30
    Permalink

    Faytech North America is a touch screen Manufacturer of both monitors and pcs. They specialize in the design, development, manufacturing and marketing of Capacitive touch screen, Resistive touch screen, Industrial touch screen, IP65 touch screen, touchscreen monitors and integrated touchscreen PCs. Contact them at http://www.faytech.us, 121 Varick Street, New York, NY 10013, +1 646 205 3214.

    Reply
  • 16 de Março, 2020 at 10:20
    Permalink

    After looking at a number of the blog articles on your web page, I truly appreciate your way of writing a blog. I book-marked it to my bookmark website list and will be checking back in the near future. Please check out my web site as well and let me know your opinion.

    Reply
  • 16 de Março, 2020 at 22:34
    Permalink

    Everyone loves it when folks come together and share thoughts. Great website, continue the good work!

    Reply
  • 16 de Março, 2020 at 22:35
    Permalink

    you have a fantastic blog site right here! would you such as to make some welcome posts on my blog site?

    Reply
  • 17 de Março, 2020 at 1:40
    Permalink

    I am usually to blog writing and i truly appreciate your content. The write-up has truly peaks my interest. I am going to bookmark your website and maintain checking for new details.

    Reply
  • 17 de Março, 2020 at 14:24
    Permalink

    There are some fascinating times in this write-up yet I don?t know if I see every one of them center to heart. There is some validity however I will certainly hold opinion until I explore it further. Good post, many thanks as well as we want a lot more! Added to FeedBurner as well

    Reply
  • 18 de Março, 2020 at 20:26
    Permalink

    You’ve made some good points there. I checked on the internet for additional information about the issue and found most individuals will go along with your views on this site.

    Reply
  • 20 de Março, 2020 at 0:49
    Permalink

    Very good info. Lucky me I found your blog by chance (stumbleupon). I have saved as a favorite for later.

    Reply
  • 21 de Março, 2020 at 18:47
    Permalink

    I blog often and I truly appreciate your information. This article has truly peaked my interest. I’m going to book mark your blog and keep checking for new details about once per week. I subscribed to your RSS feed as well.

    Reply
  • 22 de Março, 2020 at 11:07
    Permalink

    Aw, this was an actually good article. In idea I would love to put in composing such as this in addition? taking time as well as actual effort to make a very good post? but what can I claim? I postpone alot and also never appear to obtain something done.

    Reply
  • 22 de Março, 2020 at 12:10
    Permalink

    There are definitely a great deal of details like that to take into consideration. That is an excellent point to bring up. I offer the ideas over as general ideas yet plainly there are inquiries like the one you bring up where the most vital thing will certainly be operating in truthful good faith. I don?t know if finest practices have actually emerged around points like that, however I make sure that your job is plainly determined as a level playing field. Both kids and ladies feel the impact of just a moment?s satisfaction, for the rest of their lives.

    Reply
  • 22 de Março, 2020 at 17:46
    Permalink

    I?m impressed, I should say. Truly seldom do I run into a blog that?s both enlightening and enjoyable, and let me inform you, you have actually struck the nail on the head. Your concept is outstanding; the concern is something that not nearly enough people are speaking smartly around. I am extremely delighted that I stumbled across this in my look for something associating with this.

    Reply
  • 22 de Março, 2020 at 22:50
    Permalink

    Very nice blog post. I absolutely love this website. Continue the good work!

    Reply
  • 22 de Março, 2020 at 23:46
    Permalink

    You need to participate in a competition for among the very best blog sites on the internet. I will advise this site!

    Reply
  • 23 de Março, 2020 at 14:26
    Permalink

    you have a fantastic blog here! would certainly you such as to make some invite blog posts on my blog site?

    Reply
  • 23 de Março, 2020 at 22:11
    Permalink

    I love looking through a post that can make people think. Also, thanks for permitting me to comment.

    Reply
  • 24 de Março, 2020 at 4:56
    Permalink

    There’s certainly a lot to find out about this subject. I like all the points you have made.

    Reply
  • 24 de Março, 2020 at 13:45
    Permalink

    Greetings! Very useful advice within this post! It is the little changes that will make the greatest changes. Many thanks for sharing!

    Reply
  • 24 de Março, 2020 at 17:39
    Permalink

    I like looking through a post that can make men and women think. Also, thanks for permitting me to comment.

    Reply
  • 25 de Março, 2020 at 0:28
    Permalink

    I’m more than happy to discover this great site. I wanted to thank you for your time for this particularly wonderful read!! I definitely enjoyed every part of it and i also have you saved to fav to look at new stuff on your website.

    Reply
  • 25 de Março, 2020 at 11:44
    Permalink

    This is a topic that is close to my heart… Thank you! Exactly where are your contact details though?

    Reply
  • 26 de Março, 2020 at 1:19
    Permalink

    You made some really good points there. I checked on the net to learn more about the issue and found most people will go along with your views on this web site.

    Reply
  • 27 de Março, 2020 at 3:01
    Permalink

    MetroClick specializes in building completely interactive products like Photo Booth for rental or sale, Touch Screen Kiosks, Large Touch Screen Displays , Monitors, Digital Signages and experiences. With our own hardware production facility and in-house software development teams, we are able to achieve the highest level of customization and versatility for Photo Booths, Touch Screen Kiosks, Touch Screen Monitors and Digital Signage. Visit MetroClick in NYC at http://www.metroclick.com/ or , 121 Varick St, New York, NY 10013, +1 646-843-0888.

    Reply
  • 28 de Março, 2020 at 2:52
    Permalink

    Oh my goodness! a remarkable short article man. Thank you Nevertheless I am experiencing problem with ur rss. Don?t understand why Not able to sign up for it. Is there anybody getting identical rss issue? Anybody that knows kindly respond. Thnkx

    Reply
  • 28 de Março, 2020 at 15:57
    Permalink

    I really love your website.. Very nice colors & theme. Did you develop this site yourself? Please reply back as I’m trying to create my own website and want to know where you got this from or just what the theme is called. Kudos!

    Reply
  • 28 de Março, 2020 at 22:40
    Permalink

    Sapid Agency is a Search Engine Optimization company in New York City that provides SEO Services. Their proprietary SEO strategies help struggling websites and aspiring business owners to rank their websites higher in multiple search engines like Google , Yahoo and Bing. They provide local and gmb map ranking for businesses in NYC and many other local areas. Find more at https://www.sapidagency.com/ @ 145 E 57TH NEW YORK, NY 10022, USA, +1 971 341 5608 USA

    Reply
  • 29 de Março, 2020 at 20:29
    Permalink

    I used to be able to find good information from your content.

    Reply
  • 2 de Abril, 2020 at 0:03
    Permalink

    Excellent article! We will be linking to this particularly great content on our site. Keep up the great writing.

    Reply
  • 2 de Abril, 2020 at 18:47
    Permalink

    I must thank you for the efforts you’ve put in writing this site. I am hoping to check out the same high-grade content from you later on as well. In truth, your creative writing abilities has encouraged me to get my own website now 😉

    Reply
  • 4 de Abril, 2020 at 21:06
    Permalink

    Galerimizdeki her seçkin Konya escortlari benzersizdir ve her karsilasmayi özel hale getirmek için çalisiyoruz , ancak biraz daha spesifik bir sey istiyorsaniz, bir noktaya kadar mecbur kaliyoruz.

    Reply
  • 5 de Abril, 2020 at 18:26
    Permalink

    This is a topic that’s close to my heart… Best wishes! Exactly where are your contact details though?

    Reply
  • 7 de Abril, 2020 at 15:54
    Permalink

    An fascinating discussion is worth comment. I do think that you ought to write read more about this topic, may possibly not certainly be a taboo subject but typically people are inadequate to communicate on such topics. To a higher. Cheers

    Reply
  • 7 de Abril, 2020 at 23:53
    Permalink

    Good – I should certainly say I’m impressed with your blog. I had no trouble navigating through all tabs as well as related info. The site ended up being truly easy to access. Great job..

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

%d bloggers like this: