Veja como todos os países estão respondendo ao coronavírus chinês

Países ao redor do mundo estão tomando várias medidas para evitar a pandemia do coronavírus chinês, que infectou mais de 175.000 pessoas e causou, até o fechamento da matéria, 6.705 mortes.

Brasil

No Brasil, a campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe começa semana que vem. O Ministério da Saúde conseguiu antecipar em 3 semanas o início da vacinação. A vacina protege contra gripes comuns, e neste momento de coronavírus, facilitará diagnóstico da doença.

A Agência Nacional de Saúde (ANS) regulamentou a cobertura obrigatória e utilização de testes para detectar infecções por coronavírus na cobertura de planos de saúde.

O governo federal instrui pessoas a partir de 60 anos, pessoas com doença crônica, como diabéticos e aqueles com doenças cardiovasculares, ou sintomas respiratórios a evitar locais de aglomeração ou manter uma distância segura de uma pessoa para outra em estádios, teatros, cinemas, casas de show, igrejas e shoppings para evitar o contágio pela doença. Também as grávidas, é necessário cuidado em função das mudanças no sistema imunológico.

Sobre eventos de massa, enquanto durar a declaração de emergência, o governo federal aconselha que gestores devem avaliar com os organizadores a possibilidade de cancelar ou adiar.

Serviços públicos e privados (como rodoviárias e shoppings) devem disponibilizar locais acessíveis para lavar e/ou higienizar as mãos.

Segundo o Ministério da Saúde, a pessoa que tem caso confirmado, com dados laboratoriais, ela e os familiares que vivem na mesma casa devem ficar em isolamento e as pessoas que tiveram contato devem ser notificadas.

Como medida de precaução, a Capes recomendou que bolsistas em missões internacionais evitem o trabalho em lugares onde há transmissão sustentada do coronavírus.

A Terceira maior companhia aérea, a Azul, cortou os voos para Portugal e Flórida. A companhia também comunicou que, partir de 16 de março, todos os voos internacionais, exceto os que partem de Campinas (SP), serão suspensos.

Outros países

Em seguida, os países em todo o mundo onde bloqueios, quarentenas, restrições de viagens, fechamento de fronteiras e outros esforços entraram em vigor para conter a propagação do coronavírus chinês.

Afeganistão: fechamento de todas as instituições de ensino até 21 de abril; fechamentos de fronteira com o Irã e o Paquistão.

Albânia: Bares e restaurantes fechados; toque de recolher de 72 horas, permitindo apenas o transporte de necessidades básicas; empréstimo de férias de três meses para empresas e famílias, permitindo o adiamento de pagamentos de empréstimos; bloqueio nos fim de semana, permitindo apenas veículos e ambulâncias estaduais ou de carga nas estradas.

Alemanha: fronteiras com a Áustria, Suíça e França fechadas; voos para o Irã suspensos.

Angola: Proibição de viagem à China, Coreia do Sul, Irã, Itália, Nigéria, Egito, Argélia e outros países africanos com casos registrados de coronavírus.

Antígua e Barbuda: Todos os estrangeiros que viajam ou transitam pela China são temporariamente proibidos de entrar.

Arábia Saudita: Proibição de viagens de cidadãos para e de 39 países, incluindo UE, Suíça, Índia, Paquistão, Sri Lanka, Sudão, Etiópia, Sudão do Sul, Eritreia, Quênia, Djibuti e Somália; tráfego de passageiros através de passagens terrestres com a Jordânia suspenso.

Argélia: suspensão de voos de e para o Marrocos, companhia aérea principal Air Algerie suspendeu os voos para a Itália até meados de abril.

Argentina: suspensão de vistos e voos de viajantes dos EUA, China, Japão, Coreia do Sul e países europeus; proibição da presença de público em eventos esportivos e grandes encontros em Buenos Aires

Armênia: escolas e universidades fecharam até pelo menos 23 de março, reforçaram o controle das fronteiras com o Irã e reintroduziram vistos de entrada para cidadãos iranianos; suspensão de algumas rotas de ida e volta de Yerevan para a Itália até 8 de abril.

Austrália: período de auto-isolamento de 14 dias para os australianos que retornam da China, Japão, Coreia do Sul, Irã, Itália; não-cidadãos que transitaram ou estiveram na China não podem entrar ou transitar pela Austrália; suspensões de voo para a China.

Áustria: italianos estão impedidos de entrar; verificações de fronteira com a Suíça e Liechtenstein; conexões aéreas com a França, Espanha e Suíça proibidas; encontros de mais de 5 pessoas banidos.

Azerbaidjão: transporte rodoviário e aéreo de e para a Turquia suspenso, fechamento de fronteiras com a Geórgia; atividades escolares suspensas até 27 de março; suspensão de entrada para caminhões e importação do Irã.

Bahamas: Proibição de entrada de não residentes que viajaram para China, Irã, Coréia do Sul e Itália.

Bahrein: Todas as escolas e universidades foram fechadas até 29 de março; a companhia aérea nacional do Bahrein suspendeu todos os voos de e para a Arábia Saudita.

Bangladesh: Companhia aérea nacional suspendeu voos para Índia, Catar e Kuwait.

Bélgica: Eventos esportivos cancelados ou adiados; restaurantes e bares fechados até 3 de abril; escolas fechadas até 4 de abril.

Butão: Proibida entrada de turistas por 2 semanas desde 6 de março; fechamento de escolas.

Bolívia: Suspensão de voos de e para a Europa; escolas fechadas até o final de março; proibição de reuniões com mais de 1.000 pessoas.

Bósnia e Herzegóvina: proibição de entrada de turistas de “áreas de risco”; escolas e universidades fechadas; todas as grandes reuniões públicas com mais de 300 pessoas banidas.

Botsuana: suspensão do governo para viagens para eventos internacionais; “auto-quarentena” obrigatória para viajantes dos países afetados.

Brunei: restrições de entrada para indivíduos que chegam do Irã, Itália e China; Royal Brunei Airlines suspendeu voos para a China e Seul, com cortes de rota para Hong Kong e Taipei.

Bulgária: escolas fechadas até 29 de março; proibição de visitas a espaços públicos, incluindo academias e restaurantes; proibição ou restrição de viagem para 14 países, incluindo Irã, Espanha, França, Japão, Itália e China.

Burundi: os viajantes dos países afetados, incluindo China, Coreia do Sul, Irã, Itália, Alemanha, França, Japão e Espanha, ficarão em quarentena por 14 dias.

Cabo Verde: todos os voos de e para a Itália foram suspensos até 20 de março; Cabo Verde Airlines suspendeu serviço para EUA.

Camboja: proibição de entrada de 30 dias para turistas da Itália, Alemanha, Espanha, França e EUA a partir de 17 de março.

Canadá: a Air Canada suspendeu voos de e para a Itália; o parlamento está fechado por 5 semanas; navios de cruzeiro com mais de 500 pessoas estão proibidos de atracar nos portos do país até 1º de julho; proibido em todo o país reuniões superiores a 250 pessoas; escolas fechadas em Ontário; fechamento de todas as instalações de atendimento infantil, bibliotecas públicas e centros comunitários em Toronto; todas as instalações de cuidados de longa duração da Nova Escócia fecharam para visitantes; escolas e creches da Nova Escócia estão fechadas.

Catar: Proibir a entrada de pessoas provenientes da Índia, Bangladesh, China, Egito, Irã, Iraque, Líbano, Nepal, Paquistão, Filipinas, Coreia do Sul, Sri Lanka, Síria e Tailândia; Qatar Airways suspendeu voos para e da Itália; voos suspensos da Índia.

Cazaquistão: Todos os eventos públicos estão proibidos; todas as escolas e faculdades fechadas.

Chile: Proibição de eventos públicos com mais de 500 pessoas; fechamento parcial de fronteiras.

China: Bloqueio da província de Hubei, suspensões de voos entre destinos internacionais na China continental.

Cingapura: proibição de entrada de viajantes do norte da Itália, Irã e Coreia do Sul.

Colômbia: Declarado emergência sanitária, fechamento de fronteiras com a Venezuela.

Comores: viajantes do Japão e da China podem ter sua entrada negada; viajantes de outros países afetados ficarão em quarentena por 14 dias em um país terceiro não afetado.

Coreia do Norte: fronteiras fechadas para estrangeiros.

Coreia do Sul: proibição de entrada de estrangeiros que estiveram na província de Hubei, China (desde 4 de fevereiro).

Costa Rica: escolas fecham por duas semanas e aulas universitárias suspensas.

Costa do Marfim: instalação de controles de fronteira; câmera de imagem térmica em aeroportos.

Croácia: escolas fechadas por duas semanas; estrangeiros que entram da China, Itália e Coreia do Sul sujeitos a quarentena obrigatória de 14 dias.

Chipre: Proibição de entrada para não residentes por 15 dias desde 15 de março.

Dinamarca: bloqueio nacional; entrada para estrangeiros suspensa até 13 de abril; fronteiras fechadas.

Djibuti: restrições de viagem e exames de saúde.

Equador: fechamento de fronteiras para todos os viajantes estrangeiros; todas as atividades públicas proibidas.

Egito: reuniões de massa proibidas; Cidadãos do Qatar proibidos de entrar; voos com Sudão suspensos.

El Salvador: proibição de todos os visitantes não-residentes e não-diplomatas; escolas suspensas por 21 dias.

Emirados Árabes Unidos: escolas e instituições educacionais fecharam por quatro semanas desde 8 de março; estudantes e profissionais da educação que retornam do exterior devem passar duas semanas obrigatórias em casa; navios de cruzeiro proibidos; atrações fechadas; voos de entrada e saída para Londres (Inglaterra), Turquia, Síria e Iraque suspensos a partir de 17 de março.

Eritreia: viajantes da China, Itália, Coreia do Sul e Irã devem ficar em quarentena.

Estônia: escolas fechadas até 1º de maio; reuniões públicas proibidas; vendas de viagens para navios de cruzeiro interrompidas; viajantes de países como Itália, China, Irã, Coreia do Sul, Cingapura, Suécia, Bélgica e partes da França, Alemanha e Espanha estariam sujeitos a duas semanas ide isolamento.

Eslováquia: Quase todas as viagens estão suspensas de e para o país; aeroportos internacionais fechados; viagens transfronteiriças de trem e ônibus suspensas.

Eslovênia: Reuniões públicas proibidas em espaços fechados, com 500 pessoas ou mais; voos da Itália, China, Coreia do Sul e Irã proibidos; exames de saúde nas fronteiras com a Itália; nacionais não-eslovenos sujeitos a exames de saúde nas fronteiras.

Espanha: Bloqueio nacional.

EUA: declarado emergência nacional, US $ 50 bilhões em recursos federais liberados para combater os surtos no país; proibido viagens da Europa, mais recentemente com a inclusão do Reino Unido, elevando o total de países europeus afetados pela proibição para  28. Recomendação para que não haja nenhuma aglomeração com mais de 50 pessoas no país pelas próximas oito semanas.

Fiji: Não é permitida a entrada de viajantes da Itália, Irã e cidades da Coreia do Sul de Daegu e Cheongdo; proibição de viagem a todos os visitantes que estavam na China continental dentro de 14 dias da viagem prevista para Fiji.

Filipinas: estrangeiros proibidos de entrar.

Finlândia: fechamento parcial de escolas e universidades; eventos com mais de 500 participantes cancelados.

França: bloqueio nacional; fechamento de todos os locais não-essenciais, como restaurantes, cafés, cinemas e boates; escolas fechadas.

Gabão: escolas fechadas até 30 de março; suspensão de vistos de turista para áreas afetadas; reuniões de mais de 50 pessoas banidas; bares e discotecas fechados até novo aviso.

Gâmbia: viagens ao exterior para funcionários suspensos.

Geórgia: Voos para Itália, China e Irã suspensos.

Gana: viagens ao exterior para funcionários suspensas.

Grécia: Todos os museus, ruínas, lojas, bares e restaurantes estão fechados; todos os voos para a Itália proibidos.

Últimas Notícias