OLHA SÓ O QUE O PT FEZ! DINHEIRO INVESTIDO NO PORTO DE MARIEL (CUBA) PODERIA TER CONSTRUÍDO QUASE 80 HOSPITAIS NO BRASIL

A lembrança da construção do Porto de Mariel (Cuba) com dinheiro público dos brasileiros ainda permanece viva na mente de muitas pessoas. Por meio do BNDES, em torno de 682 milhões de dólares do dinheiro suado dos contribuintes brasileiros foi usado para esse empreendimento.

  Neste momento de pandemia por conta do Coronavírus, inúmeros brasileiros começam a questionar quantos hospitais no Brasil poderiam ter sido construídos com esse dinheiro. Então, vamos falar sobre isso.

  Hoje(23/03), um dólar é equivalente à 5,12 reais. Portanto, fazendo uma estimativa simplista, cerca de 682 milhões de dólares é o equivalente à “3 491 840 000 de reais”.

  Pesquisando na Internet, encontrei o artigo do Constâncio Viana, produzido em 2013, e refiz alguns cálculos e atualizei informações, chegando à seguinte conclusão.

  O Constâncio vasculhou alguns arquivos na internet e descobriu, em fontes bem confiáveis, que o custo médio para levantar uma estrutura hospitalar com cerca de 8.500 m² de área construída, com todas as dependências necessárias para atender uma população de 40 mil pessoas, com 160 leitos, sendo 12 para UTI, pronto socorro, triagem, farmácia, cozinha, lavanderia, ou seja, com toda a estrutura necessária, custaria a preços normais sem super faturamento ou desvios, 14 milhões de reais, já contabilizando os custos com central de ar condicionado, rede elétrica, telefônica, água e esgoto.

  Com mais 16 milhões de reais é possível comprar todos os equipamentos hospitalares, incluindo os mais modernos do mercado, como também todas as mobílias necessárias a um hospital.

Os petistas Lula da Silva e Dilma Rousseff mandaram para Cuba, para construir o Porto de Mariel, dinheiro que faz muita falta aos brasileiros | Fotos:  Ricardo Stuckert/ Instituto Lula e Lula Marques/Agência PT

  Sem levar em consideração o preço da mão de obra, toda estrutura de um hospital, juntamente com seus equipamentos necessários para funcionar, sairia por cerca de 30 milhões de reais. Atualizando monetariamente para os dias de hoje, por meio da Calculadora do Cidadão — instrumento do Banco Central —, chegamos ao valor de 44.864.004,00 de reais.

  Fazendo alguns cálculos simples, podemos dizer que o valor de “3 491 840 000 de reais” seria suficiente para construir um número próximo de 78 hospitais, com cada um custando 44.864.004,00. Se levamos em consideração que cada um desses hospitais poderia atender 40 mil pessoas por ano, no total, todos essas casas de saúde juntas poderiam atender mais de 3, 120 milhões de pessoas.  

  Então, para que todos entendam, esse foi um dos grande atos da administração petista: deixar de investir na saúde de milhões de brasileiros para construir porto em Cuba. 

https://portalbr7.com/2020/03/23/dinheiro-investido-no-porto-de-mariel-cuba-poderia-ter-construido-quase-80-hospitais-no-brasil/?fbclid=IwAR0Tf6d4op-2wRwltEbanOd1RdNH

Últimas Notícias