Demissões no Canadá atingem os mesmos níveis da Grande Depressão, LAMENTÁVEL!

O primeiro-ministro canadense Justin Trudeau disse nesta sexta que a magnitude dos pedidos de seguro-desemprego é ‘histórica’

Cerca de 500 mil pessoas solicitaram seguro-desemprego no Canadá nos últimos quatro dias, como resultado do fechamento de empresas e da cessação de atividades devido à pandemia do coronavírus, números só vistos no país durante a Grande Depressão de 1932.

O número contrasta com os 27 mil pedidos recebidos na mesma semana do ano anterior.

O primeiro-ministro canadense Justin Trudeau disse nesta sexta-feira (20) que a magnitude dos pedidos de seguro-desemprego é “histórica”.

“Na semana passada, muitas agências governamentais receberam um número recorde de telefonemas de canadenses preocupados. Eu sei que as pessoas estão ansiosas para receber a ajuda que merecem e nosso governo está trabalhando o mais rápido possível para apoiá-las”, afirmou ele durante uma entrevista. conferência de imprensa.

O economista da Universidade de Calgary (Canadá) Trevor Tombe disse no Twitter que o número de solicitações é o mais alto em uma semana na história do país e representa 2,6% do emprego total do país.

Tombe acrescentou que, durante o pior momento da Grande Depressão de 1932, as perdas percentuais na economia canadense foram semelhantes, mas ocorreram durante um mês, julho, e não por uma semana como agora.

Tombe acrescentou que a perda de empregos “apesar da profundidade, espero que seja curta”.

Trudeau anunciou quarta-feira que o governo injetará US $ 56,5 bilhões, cerca de 3% do produto interno bruto (PIB) do país, em resposta à crise causada pelo covid-19.

Mas as autoridades canadenses alertaram que o país está em uma posição fiscal forte e que está preparado para continuar a injetar dinheiro para estabilizar a situação.

Hoje, a principal companhia aérea do país, a Air Canada, anunciou a demissão temporária de mais de 5 mil funcionários, 60% dos comissários de bordo que possui na equipe.

E as montadoras General Motors, Ford, Fiat Chrysler, Toyota e Honda, que possuem montadoras de veículos no país, também indicaram nas últimas horas a suspensão de sua produção pelo menos até o final do mês.

As demissões não afetam apenas o setor manufatureiro. O conhecido Cirque du Soleil demitiu temporariamente 4.679 pessoas, a maioria de sua equipe, pelo cancelamento de seus shows.

O Canadá disse hoje que o número de casos de coronavírus agora é de 925 e as mortes de 12.

R7

Últimas Notícias