VÍRUS CHINÊS: China criou e exportou o vírus. Agora impedem o mundo de ter acesso às pesquisas

Autoridades americanas alertaram, em janeiro de 2018, que o trabalho do Instituto Wuhan de Virologia em “coronavírus semelhantes a SARS em morcegos”, combinado com “uma grave escassez” de procedimentos de segurança adequados, poderia resultar na transmissão humana e na possibilidade de um “futuro surto de coronavírus emergente”. 

Em uma série de telegramas diplomáticos, um dos quais foi obtido por Josh Rogin, do Washington Post , funcionários da embaixada dos EUA alertaram seus superiores de que o laboratório, que eles haviam visitado várias vezes, representava um sério risco à saúde que justificava a intervenção dos EUA.

Os funcionários estavam preocupados com suas descobertas e classificaram seus telegramas com “secretos”, a fim de manter as infirmações fora do alcance público.

“Durante as interações com os cientistas do laboratório da WIV, eles observaram que o novo laboratório tem uma séria escassez de técnicos e pesquisadores treinados adequadamente, necessários para operar com segurança esse laboratório de alta contenção”, diz o documento.

Uma autoridade americana disse ao jornalista Rogin:

“Eles [os diplomatas] estavam implorando aos superiores para prestarem atenção ao que estava acontecendo.”

O Instituto de Virologia de Wuhan é o primeiro laboratório da China a alcançar o mais alto nível de segurança internacional em pesquisa biorientada, conhecido como BSL-4.

Mas os trabalhos realizados com morcegos – liderado por Shi Zhengli, a virologista chinesa apelidada de “Mulher de morcego” – é realizado no nível de proteção mais baixo do BSL-2.

O telegrama de 2018 confirma que Shi publicou uma pesquisa em novembro de 2017 sobre coronavírus, revelando que os morcegos-ferradura coletados em uma caverna na província de Yunnan eram os mesmos animais que geraram o surto de SARS de 2002-2003.

Relatórios atuais detalham que a China está impedindo que pesquisadores americanos obtenham informações sobre o vírus, incluindo amostras vivas do vírus, necessárias para desenvolver uma vacina:

“Eles não disponibilizaram o vírus a ninguém”, disse o ex-comissário da FDA, Dr. Scott Gottlieb, ao editor da National Review , Rich Lowry.

“Os Estados Unidos acabaram adquirindo o vírus vivo, mas o receberam semanas mais tarde do que poderiam, e isso atrasou o desenvolvimento dos testes de diagnóstico.”

Na última segunda-feira, Pequim emitiu um novo conjunto de diretrizes sobre as origens do surto de coronavírus, afirmando que “os trabalhos acadêmicos sobre o rastreio da origem do vírus devem ser rigorosamente e rigidamente gerenciadas pelo governo local”.

Últimas Notícias