Escavação em Jerusalém pode ter encontrado antigo mercado do tempo de Jesus

Uma rara mesa de medição do Segundo Templo foi descoberta recentemente na cidade de Davi e está levando os arqueólogos a acreditarem que descobriram uma antiga praça de Jerusalém como o mercado central que existia na cidade há dois mil anos.

O arqueólogo da Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA, na sigla em inglês), Ari Levy, afirmou na última segunda-feira, 06 de janeiro, que a mesa de pedra teria pertencido ao gerente do mercado, ou agoranomos, responsável pelos pesos e medidas das mercadorias negociadas no local.

Em entrevista ao portal The Times of Israel, Levy disse que a mesa de medição foi encontrada em uma ampla praça central pavimentada ainda em escavação, ao lado de dezenas de pesos de medição de pedras. A soma das partes levou os arqueólogos da IAA a concluir que esta área da Stepped Street, um caminho de peregrinos com dois mil anos – que liga o Tanque de Siloé ao Monte do Templo – teria servido como o principal mercado da antiga Jerusalém.

“A tabela padrão de volume que encontramos, bem como os pesos de pedra descobertos nas proximidades, apóiam a teoria de que este era o local de uma vasta atividade comercial e talvez isso possa indicar a existência de um mercado”, disse Levy.

Hoje, o caminho está soterrado a cinco metros de profundidade. Arqueólogos e historiadores chamam a estrada que está sendo escavada em um bairro habitado por árabes na Jerusalém Oriental de “Rua Escalada”. Em linguagem mais popular, é chamada de “Caminho dos Peregrinos” ou “Estrada de Peregrinação”.

No total, o caminho se estende por cerca de 600 metros de comprimento e oito metros de largura. Ambos os lados da rua estavam cheios de lojas com provavelmente dois andares, disse Levy durante uma visita recente ao local.

Estima-se que aquela estrutura tenha sido construída a partir de 20 d. C. pelos romanos e concluído sob o governo de Pôncio Pilatos em cerca de 30 d. C., época em que Jesus iniciava seu ministério. Um estudo recente de 100 moedas coletadas sob a calçada no local parece confirmar essa datação.

Últimas Notícias