PORQUE QUEREM DERRUBAR O PRESIDENTE?

Como já se disse muito por aí, o sistema corrupto que imperou na nação, desde a redemocratização foi chamado por gente com FHC de presidencialismo de coalisão, em outras palavras, o loteamento do governo pelos partidos,  cada qual com seu naco no governo, para privatizar o estado em proveito próprio, claro.


Além de controlar nacos do estado, a corrupção era o sustentáculo do sistema, afinal eleições custam dinheiro, e além de comprar votos tinha a mídia, sempre sedenta de dinheiro estatal, e claro, de negociatas mil. Ao povo as migalhas, e com rica propaganda estatal, como os tais programas sociais como o bolsa família que custa menos de 1% do orçamento.


A privatização do estado ainda continua na mão de grandes e poderosas corporações, como a dos políticos, dos funcionários públicos, de barnabés aos marajás e em todas as instâncias da dita federação, estados municípios e claro, governo federal. Resultado da ópera bufa: Nossa carga tributária subiu de cerca de 18% do PIB para quase 40%.


A pobreza continuou, a violência explodiu, o país estagnou, estes foram os resultados da nossa dita social democracia implantada a partir da constituição de 88. As despesas aumentaram e o país estagnou, afinal somos ainda um dos países mais fechados do mundo economicamente falando, e crescemos muito pouco, afinal o custo Brasil é o maior empecilho. 
Muita burocracia, e regulamentações mil, com um a legislação trabalhista e estrutura sindical advindas do fascismo getulista, copiada da carta del lavoro de Mussolini no início da década de 30, século XX.


Como diria o velho Marx, ou mesmo Antônio Gramsci, o maior empecilho para o nosso desenvolvimento capitalista é o estado patrimonialista. Romper com isso é uma tarefa hercúlea, e obviamente as resistências são enormes. Afinal ninguém quer perder seu naco de poderes e privilégios, claro, mas tem um detalhe. O povo está de fora, e reclama cada vez mais, para a felicidade de quem realmente quer nossa redenção, com nossas imensas potencialidades.


E a resistência a Bolsonaro, um ex capitão do exército do baixo clero do congresso, que soube como ninguém captar mesmo difusamente os anseios populares, é dessa gente, que, em síntese, sempre mandou no estado, claro, se apropriando dele. Por essas e outras o chama de despreparado, louco, e o escambau, mas só não o chamam de ladrão pois é um homem honesto, um estranho no ninho deste maldito sistema.


Felizmente ele deu sinalizações mais do que claras que vai manter Paulo Guedes na economia um liberal flexível, diante da crise do coronavírus, e espero que ele parta para reformar o estado e a federação. 
Está sendo e vai ser uma luta árdua, mas é a única saída para tirar o povo da miséria que sempre se encontrou. Senão a miséria de sempre e as vivandeiras que acorrem aos bivaques para darem um golpe, como disse certa vez alguém no passado, mas não militar, porém agora jurídico e parlamentar.


Só que tem um detalhe: O povo está com ele, e agora passou a ser o principal protagonista. Que Deus salve o nosso povo, um povo bom e trabalhador sempre oprimido por essas elites podres e mais do que carcomidas. Avante povo brasileiro a luta ainda está no começo, todos com o presidente.

Por Rafael Brasil

Últimas Notícias